Sacos Gris-gris

Saco Gris-Gris
Saco Gris-Gris

Antes de falar sobre os Talismãs conhecidos como Sacos Gris-gris (pronuncía-se grigrí), quero escrever algo sobre uma grande Mambo que fez história. Mais do que ninguém, Marie Laveau colocou o Vodú de Nova Orleans, E.U.A., no mapa com a sua magia poderosa e cerimônias realizadas, algumas das quais foram consideradas infames, as mesmas cerimônias são conhecidas hoje como Congo Square, Bayou St.John, e Lake Ponchartrain. 

 Marie Laveau foi a mais famosa Mambo conhecedora da poderosa forma de magia talismã, popularmente conhecida como Sacos gris gris (soa como gri gri). Suas potentes fórmulas de encantos de Sacos Gris Gris consistiu um poderoso símbolo mágico ou escrita veve com tinta sangue de dragão em papel pergaminho e costurado em sacos de pano ou couro. Seus clientes gastaram milhares de dólares sobre estes encantos e jurou por sua eficácia.


Em tão cedo como 1734, as referências a sacos gris gris podem ser encontradas em vários documentos históricos. A etimologia da palavra gris gris (gerregerys) deriva dos grupos linguísticos Mande, um pouco ao norte de Benin, que hoje é o Senegal Mali. Com o comércio transatlântico de escravos, tornou-se integrado no léxico Vodú, especialmente na Louisiana. Com a sua pronúncia tão perto da palavra francesa significado cinza, e dada a influência do francês sobre a língua e a cultura em Nova Orleans, é lógico que é por isso que gris gris é comumente traduzido como "cinza".

Uma lição completa sobre sacos gris gris está além do escopo deste site.  Por agora, vou compartilhar com vocês como fazer o seu próprio saco grisgris de poder. Eis a receita:

 

 

Primeiro, uma regra geral. Sacos Gris Gris sempre contém o mínimo de 3 ingredientes e não mais que 13 e nunca use um número parUse sempre um número ímpar, não inferior a três, no máximo, 13Isso é diferente de um saco mojo que pode conter ingredientes tantos quanto você desejar.

Escolha entre 3 e 13 dos seguintes ingredientes de acordo com sua necessidade de personalizar o seu saco gris gris.

materiais:
Um pedaço de tecido (algodão é ótimo) vermelho ou preto ou couro em torno de 4x4 polegadas (10cm x 10cm).
Alguma linha forte ou cordão para amarrar.
Terra de cemitério e uma pedrinha de um cemitério (para proteção contra os inimigos)
Talismã de Ogou para poder e sabedoria que se encontra logo abaixo o desenho que deve ser desenhado à mão, com caneta preta, em um pedaço de couro ou em um pedaço de papel.
Manjericão (para proteção geral)
Anis estrelado (para dar sorte com o dinheiro)
Um pedaço de hematita (para aterramento)
Sálvia (para proteção espiritual)
Flores de jasmim (aumentar os poderes psíquicos e visões)
Cedro (para poder benevolente)
Pedaço de ferro (torná-lo forte contra todos os inimigos)
Sementes de mostarda negra (se você está tendo problemas legais ou quer manter a lei de distância)
Alcaçuz (para controlar e exercer influência sobre os outros)
Hortelã (quebras de azarações, purifica e protege o dinheiro)
Dente de leão (desenvolver poderes psíquicos, desejosdoações)
Abra o tecido a sua frente, acenda uma vela na cor do tecido, concentre-se naquilo que deseja e comece colocando os ingredientes escolhidos no centro do pano, quando terminar, feche-o e amarre bem forte.
As mulheres carregam sua gris gris no lado esquerdo, homens à direita.
Talismã de Ogou, poder e sabedoria
Talismã de Ogou, poder e sabedoria

Vodu Brasil


 

 

Ogou
Vèvè de Ogou (Ogun)

É bom saber: Nos cultos

de Candomblé são

conhecidos os EBOS,

oferendas feitas aos

Orisas. No Vodú, o termo

correto é Wanga e possui

a mesma finalidade dos

EBOS.