VÉVÉ

FONTE: http://africa.si.edu/exhibits/inscribing/object.html
FONTE: http://africa.si.edu/exhibits/inscribing/object.html

Um Veve ou Vévé é um símbolo religioso que representa uma Loa (deus Vodu) e é utilizado como um portal para trazer os deuses à terra durante rituais Vodu. O Vévé, segundo alguns pesquisadores, originou-se entre os nativo Taínos e Arawaks que habitavam a ilha antes de se tornar Haiti. A maior parte desses símbolos são bastante semelhantes aos desenhos dos Zemi, deuses da religião Taína.

 

Cada Loa tem seu único e próprio Vévé, embora diferenças regionais levaram a diferentes Vévés para a mesma loa. Sacrifícios e oferendas são normalmente colocados sobre as Vévés, embora estas sejam também usadas em quadros no altar, estampadas em lenços e toalhas, em velas, em roupas e etc.

 

O Vévé normalmente é desenhado no chão usando talco, farinha de milho, farinha de trigo, cascas de ovos triturada, tijolo vermelho em pó, carvão em pó ou pólvora. O material depende inteiramente do rito e da Loa. Uma forma muito popular de se fazer uma Vévé e amplamente aceita por qualquer Loa e em qualquer rito, é a Vévé desenhada com farinha de milho, qualquer uma, inclusive o Fubá.

 

De Milo Rigaud "Secrets of Voodoo" (c1969; City Lights, NY): "Os veves representam figuras das forças astrais... No decurso das cerimônias vodou, a reprodução das forças astrais representadas pelas veves obriga as loas ... a descer à Terra."

 

 

Vodu Brasil


 

 

Ogou
Vèvè de Ogou (Ogun)

É bom saber: Nos cultos

de Candomblé são

conhecidos os EBOS,

oferendas feitas aos

Orisas. No Vodú, o termo

correto é Wanga e possui

a mesma finalidade dos

EBOS.