Loa, os Deuses do Vodu

Vèvès
Vèvès

As Loas (também escrito Lwa no Haiti ou Luá na República Dominicana) são os Deuses do Vodu através da ótica pagã (tradicionalmente, não se usa o termo deus ou deusa para se referir às Loas, o "correto" seria espírito ou mistério), semelhantes, não iguais, aos Orixás. No Vodu "tradicional" as Loas são meros espíritos, importantes, mas jamais superiores à Bondye, sendo subalternos a este. As Loas são a essência do Vodu e também a base de tudo o que fazemos dentro da religião. Embora a esmagadora maioria dos Sacerdotes e Sacerdotisas do Vodu insistam em afirmar que o Vodu é monoteísta (que crê em um único deus), eu prefiro seguir o caminho contrário e afirmar que o Vodu, tal como o Candomblé, é uma religião politeísta (que crê em vários deuses), e não precisa ser muito inteligente para chegar a essa conclusão. Entretanto, o mais correto é dizer que religiões de origem africana são Henoteístas (Dê um google, por favor!).

O maior problema dentro do Vodu (segundo minha opinião) é a gigantesca influência católica, 95% dos voduístas também se consideram católicos e, muito diferente dos Candomblés, muitas Loas não têm uma face própria. São sempre mostradas como imagens católicas, há algumas exceções, como La Sirene que é representada como uma sereia ou Baron Samedi que é visto como um homem maçom esquelético (mas ambos ainda possuem suas contrapartes católicas!).

As Loas são facilmente acessíveis para nós e, normalmente, as contactamos através da possessão e também por sonhos. Mas nossa possessão não tem a ver com algo demoníaco, pelo contrário, ela é altamente desejada e necessária.

Procuramos servir as Loas o melhor possível, oferecendo lhes suas comidas favoritas, resguardando o dia da semana ligado a ela, vestindo suas cores e cantando suas músicas.

Agora que você tem a compreensão básica do que é uma Loa, vamos tornar um pouco mais complicado, não é? As Lwa são organizadas em gruposIsto torna mais fácil para nós atendê-las, bem como definir certas características daquelas Lwa. Essas Lwa podem ter um número de coisas diferentes em comum. A liturgia Vodu é dividida em três grupos distintos.

 

A primeira delas é a RadaA maioria das Loas Rada vêm do Daomé, atual Benim. Algumas Loas que vieram dessa região são Damballah Wedo, Ayida Wedo, Simbi (Dlo), Legba, etc. As loa Rada são consideradas divertidas, estáveis e benéficasElas estão associadas com a cor branca, com oculto Solar e com a realeza. Sua postura é mais defensiva do que agressiva e são comemorados nas quintas-feiras.

Depois da família Rada, vem as Loas de outras diferentes áreas da África, principalmente Ogou. A Loa Ogou é muito mais como uma família de espíritos semelhantes, que são os espíritos da Nação Nago (iorubás da Nigéria) do que de fato uma única Loa, mas Ogou (lê-se Ogú) é quem encabeça a nação Nago. Entre os espíritos Nago no Vodu, encontramos Ogou Xangô , Ogou BatalaOgou Badagris, Ossanj, Ogou Yansam, etc. Estas Loa têm suas próprias batidas de tambor, o seu próprio protocolo e seu próprio ritual. Nós cultuamos a nação Nago às Quarta-feiras, bem como é o dia dedicado a Ogou.

Agora vamos falar sobre as Loa Petwo. Esta classe de Loa está associada com a cor vermelha, com a Lua e com o fogo. São consideradas mais agressivas e cruéis, e de fato, mais rápidas para agir contra inimigos e particularmente muito eficaz na rapidez de sua magiaA maior diferença entre os Rada e Petwo é sua origem. Os Petwo tendem a ser do Congo e também espíritos originalmente do Haiti, sobretudo, herois da independência haitiana que ocorreu em 1804. Entre os Petwo também encontramos um número imenso de deuses e herois de diferentes tribos Africanas. Há também os Igbo (que também é uma Nação a parte no Vodu, e ocasionalmente são cultuados dentro do culto Petwo)Wangol e os já mencionados Congo. A origem da maioria das Loa Petwo é bastante obscura e discutível.

Temos também a família Ghede, também escrito como Ghede. São vistas como uma família chefiada por Bawon Samedi e Manman Brijit. Bawon Samedi e Brijit fazem o renascimento dos espíritos dos falecidos, que se tornam então um Ghede. Como as pessoas estão constantemente morrendo, estão igualmente "renascendo" como espíritos inteligentes e protetores, ficando impossível enumerar cada um deles. Existem também algumas Loa Ghede que são "rasin" (têm raiz, são específicos na vida de alguém). Um Ghede Rasin é um espírito familiar protetor, como um avô ou avó já falecidos e que se tornam protetores de uma família ou membro desta. Uma delas é Brav Gede Nibo, que é muitas vezes visto como o primeiro ancestral (Ghede Nibo daria um artigo somente dele, pois é bem mais complexo do que eu simplifiquei aqui).

Além destes três grupos de Loa, pode-se também encontrar os que são chamados de djab (lê-se Diáb) e baka. Mas a Loa pode ser chamada de djab quando ele ou ela está trabalhando de uma forma agressiva. Apesar disso, geralmente quando se fala em um djab ou baka, está se falando sobre uma classe específica de espíritos. Os djabs podem "pertencer" a uma pessoa ou a um temploMuitas vezes, a forma como esse relacionamento é construído entre a pessoa e o djab é através de um contrato mágico, como um pacto, você paga frequentemente oferendas em troca de um Djab ou baka lhe trazer constante proteção e favores, o que nem sempre sai como o planejado. Os djabs e bakas trabalham mais com a magia e menos com a espiritualidadeEles trabalham para se livrar de inimigos, aumentar a riqueza de alguém e trazer sucesso. Djabs e bakas são rápidos para punir, inclusive seus próprios "donos", se os seus serviços não são corretamente pagos. Costumam punir seu servo severamente, incluindo até penas de morte. O meu Djab pessoal (que está totalmente fora da realidade Vodu) é um espírito que era cultuado pelos povos semitas da antiguidade, ele se chama Adramelech (Baal Peor), considerado na antiguidade como um espírito solar.

 

Vodu Brasil


 

 

Ogou
Vèvè de Ogou (Ogun)

É bom saber: Nos cultos

de Candomblé são

conhecidos os EBOS,

oferendas feitas aos

Orisas. No Vodú, o termo

correto é Wanga e possui

a mesma finalidade dos

EBOS.