Met Tet, o Senhor da Cabeça

Para quem está acostumado com os Candomblés e Umbanda, isso é semelhante ao Òrìsà de cabeça, e para quem segue o espiritualismo, é como um mentor pessoal. A energia dessa Loa se mistura de tal forma à energia da pessoa que as características (físicas e comportamentais) entre a pessoa e seu guardião são muito claras. A Loa Mèt Tèt pode ser da nação Rada, Petwo, Nago, Djouba, Congo ou até Ghede (algumas casas não acreditam na possibilidade de um ghede ser Mèt Tèt!).

Embora você possa escolher uma Loa a qual será de sua devoção, a Loa Mèt Tèt e o Eskò não saõ escolhidos pelo indivíduo. Na verdade, é a Loa que escolhe a pessoa, ela se atrai e passa a escoltar a pessoa de acordo com sua energia pessoal, sua essência. Não há um consenso de quando essa Loa passa a escoltar uma pessoa, mas é comum afirmarmos que isso ocorre na concepção da criança. A Loa não é um simples arquétipo junguiano, são na verdade seres vivos e pensantes, com vontade própria. Se por um lado, a Loa Mèt Tèt nasce com a pessoa, esta mesma é separada ritualisticamente da pessoa logo após sua morte, para que o indivíduo siga seu destino padrão até as águas abissais. Sua Loa pode deixar de fazer parte daquele ambiente no qual foi cultuada por toda a vida de seu médiun ou pode ser herdada por uma pessoa de confiança, fazendo parte do Eskò de alguém especial para o falecido voduísta.

Geralmente, a Mèt Tèt é esperado ser a primeira Loa a se manifestar em seu médium, ou pelo menos a Loa que virá com mais frequência. Mas o indivíduo não se resume apenas à sua Loa Mèt Tèt, há uma escolta por trás da Loa Mestre, tornando a pessoa muito mais complexa e sem caber em generalizações. É esperado também que este Eskò tenha afinidades com a Loa Mèt Tèt, já que eles - grosseiramente falando - vão acompanhar a Mèt Tèt. Na prática, entretanto, não vemos isso acontecer, e é comum surgir Eskò com algum desequilíbrio energético. As Loas da escolta podem também se manifestar no corpo do médium, e suas características vão "colorir" as influências da Mèt Tèt, em menos grau, mas de forma perceptível.

O Met Tet não é facilmente identificado ou definido. Normalmente as pessoas têm muitas características que são paralelas aos do Met Tet. Esta Loa trabalha na mesma linha vibratória do indivíduo. Eles têm vibrações semelhantes, e correspondem ao indivíduo. A identidade do Met Tet não é para ser revelada as pessoas só porque pedem.

E é também considerado ofensivo pedir a alguém que coloque ou mude sua Loa Met Tet . Além disso, a identidade desta Loa não é falado para as outras pessoas, já que tal conhecimento poderá fazer com que inimigos ataquem mais facilmente se souberem o nome da Loa à qual você pertence. Quando alguém pergunta quem é o Met Tet de outra pessoa é, como se acredita no meio Vodú, que a pessoa quer essa informação para o trabalho wanga, magia, contra tal indivíduo. É por isso que você não iria sair por aí dizendo às pessoas: "Ei, minha Loa Met Tet é fulano de tal!" O principal temor é que a pessoa possa servir a Lwa melhor do que você, e, portanto, torná-lo vulnerável a magia e as dificuldades.

Com toda a importância do Met Tet, alguém poderia pensar que todos "devem" saber esta informação para seu próprio bem estar. Isso, no entanto, não é verdade. No vodú muitos conhecem a identidade de suas Loa Met Tet antes mesmo de se tornaem Kanzo (isto é, iniciado). Normalmente quando se começa a frequentar o Vodú, não demora muito para a sua Loa Met Tet aparecer lhe em sonho, e posteriormente a pessoa ser possuída por ela em um ritual Vodu. Mas eu conheço algumas pessoas, que mesmo chegando a um cargo relativamente alto dentro do Vodú e ainda não lhes foi revelado o nome de sua Loa pessoal, o que é muito comum. Entretanto, saber a identidade da sua Loa Met Tet é extremamente benéfica, mas não é absolutamente essencial, a menos, é claro, que você esteja se tornando um Houngan ou Mambo. O Loa Met Tet é frequentemente identificada no djevo durante a cerimônia de Kanzo, embora também possa ser adivinhado durante um Tet Lavé (ritual para lavar a cabeça).

Normalmente, durante a adivinhação, um Houngan ou Mambo irá identificar as Loa que estão andando com você, NAQUELE MOMENTO, o que significa que estas não são necessariamente as Loa que estão sempre com você, elas são os que estão dispostos a lidar com sua situação naquele momento, para trabalhar com você, para chegar a uma resolução. Novamente, a melhor maneira de saber a identidade do Met Tet é através de um ritual Tet Lavé ou KanzoNo entanto, Houngans e Mambos podem ter uma idéia de quais Loa você carrega naquele momento .Normalmente, a Loa que caminhar com você, será a que pode ser definida com muito mais facilidade.

Cuidar do Met Tet traz uma série de benefícios para o indivíduo. Isso fará com que ele ou ela fique mais forte contra magia, sinta-se melhor de saúde e mais eficaz no dia a dia , elimina os obstáculos na vida do indivíduo. Embora, mais uma vez, esta é geralmente conhecido por um Houngan ou Mambo, que é, portanto, capaz de servir os seus próprios Loa Met Tet para seu próprio sucesso.

O Met Tet, no entanto, não pode ser identificado com uma simples leitura de Tarot , como alguns Houngans sem escrúpulos e Mambos estão alegando que estão fazendo. Novamente, é no contexto de um ritual, em uma cerimônia especial , que esta Loa é identificada.

Lembre-se, é a Loa que deve escolhê-lo, não você que a escolhe!

 

Vodu Brasil


 

 

Ogou
Vèvè de Ogou (Ogun)

É bom saber: Nos cultos

de Candomblé são

conhecidos os EBOS,

oferendas feitas aos

Orisas. No Vodú, o termo

correto é Wanga e possui

a mesma finalidade dos

EBOS.