Papa Loko

Loko, a árvore sagrada
Loko, a árvore sagrada

Papa Loko está longe do alcance do não iniciado, ele não reconhece a pessoa se ela não passou devidamente pelos rituais sagrados. Papa Loko é o primeiro Houngan, o ancestral divinizado e intocado, ele representa o tradicionalismo propriamente dito e é muito rigoroso em relação a isso. Na linhagem Ason, é Papa Loko quem doa o poderoso Ason, chocalho sagrado, ao novo iniciado. Loko detém todos os segredos da iniciação, bem como todos os segredos da magia do Vodu.

Papa Loko não é um espírito que as pessoas fora do Vodu conseguem ter algum contato. A função dele é cuidar somente dos Sacerdotes e sua postura diante da religião. Ele conhece todas as ervas, tanto as que curam quanto as que matam. Ele é um grande conhecedor da alma humana, é um grande mestre que tem as respostas para todas as coisas. Uma grande e antiga árvore é um de seus símbolos sagrados, assim como uma delicada borboleta. Junto de Legba, Papa Loko é o dono do Potomitan e ele preside à todas as cerimônias de iniciação. Papa Loko figura entre os Radas, isso por ter suas origens ligadas na África. Mas Loko é também representado na nação Nago.

 

No Vodu Tradicional (Sincrético) ele está ligado às imagens de São José e Gabriel. Seu dia de festa padrão é no dia 06 de Janeiro, dia de reis. 

Vodu Brasil


 

 

Ogou
Vèvè de Ogou (Ogun)

É bom saber: Nos cultos

de Candomblé são

conhecidos os EBOS,

oferendas feitas aos

Orisas. No Vodú, o termo

correto é Wanga e possui

a mesma finalidade dos

EBOS.