Met Kalfou

A melhor definição de Kalfou, que a pessoa pode ler de forma simples, não é de minha autoria. O que você vai ler a seguir foi escrito pelo Houngan Coquille de Mer, e eu peguei escrito em um site que saiu fora do ar há um tempo ( www.venusianvodou.wordpress.com/metkalfou )

"Se você quiser saber qual a diferença entre Papa Legba e Met Kalfou, tudo o que você precisa é observar atentamente suas vévés. A vévé de Legba é simétrica, com total ênfase nos quatro pontos cardeais. Isso representa a ordem cósmica. Legba pode ser um espírito complicado e algumas vezes imprevisível, mas há sempre uma boa razão para a sua loucura. A cruz na vévé de Kalfou tem cobras enroscadas, indo em direção aos espaços vazios da encruzilhada. Kalfou rege o caos que ronda as margens da ordem de Legba. Kalfou é o senhor dos reinos desconhecidos e proibidos. Legba abre as portas para que as divindades venham até o mundo dos vivos. Kalfou abre as portas para que os vivos possam entrar no mundo dos espíritos.

Legba está associado com a cura, com a vida, magia benevolente e preservação; Kalfou, por outro lado, está conectado com a morte, o cemitério e a magia de destruição. Quando você quer fazer uma magia para destruir, ou quando você quer trabalhar fora das regras do vodu, então deverá pedir ajuda para Kalfou.

Quando Legba chega, ele se apresenta como um idoso, cansado e com dificuldades de caminhar, calmo e sábio. Kalfou chega como um guerreiro. Uma pessoa possuída por Kalfou irá algumas vezes comer fogo ou brincar com uma lança de metal em brasas. Isso já deixa muito claro a personalidade quente e "perigosa" de Kalfou. Ele é um espírito forte e muito agressivo, rápido para trabalhar e rápido para punir. Para aqueles que brincam com Kalfou, querem apenas testar o espírito, devem a ele e não pagam ou querem chamá-lo por motivos frívolos, estes conhecerão o verdadeiro lado perigoso do vodu e, caso sobrevivam, levarão as sequelas da vingança de Kalfou pelo resto da medíocre vida que passarão a viver.

Legba é tradicionalmente um deus do Benin. Na terra iorubá e no kongo há outros espíritos das encruzilhadas, como Exu. Exu não é tão benevolente e dócil como Legba. Exu é uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que ele ajuda um lado, ele destroi o outro. Ele é um deus guerreiro por excelência. A energia de Exu está ligada ao arquetipo do brincalhão e do vingador, tornando-o um Orixá muito temido. Para muitos (ignorantes) aqui no Brasil, Exu é o próprio diabo, vermelho, com chifres, tridente... Em Cuba, Exu se tornou Ellegua, e os mesmos cuidados devem ser observados em relação à Exu, ou seja, não é um espírito com o qual se deve brincar. No Palo Mayombe, Exu é conhecido como Lucero Mundo. Assim como Kalfou, as cores, simbolos e oferendas de Exu, Ellegua e Lucero Mundo são muito semelhantes. Todos são representados pelas cores preto e vermelho, pelo fogo, pelo caráter destrutivo/benevolente e todos representam a energia vital.

No Haiti, Kalfou está intimamente ligado com as temidas sociedades secretas. Apesar de ser muito popular na Makaya, Kalfou é cultuado por qualquer voduísta (muito experiente!), e até mesmo por sacerdotes Asogwe, que estão extremamente preparados para lidar com essa energia que, sem exageros, é muito temida. Pode se pedir para Kalfou coisas boas e coisas más, pois Kalfou sabe entrar em qualquer reino, seja de espíritos bons e evoluídos ou de mundos sombrios de energias primitivas e altamente destrutivas.

entre os Bokors e Sorciers (feiticeiros negros) e seus seguidores, por vezes recorrem ao poder de Kalfou para trabalharem "com o caminho da mão esquerda" (Termo muito utilizado no vodu para definir um tipo de magia primitiva e perigosa, mas não necessariamente a magia negra conhecido no folclóre popular!). Entretanto, a maioria dos voduístas (inclusive EU!) preferem deixar Kalfou em paz. Eu já trabalhei com Kalfou, algumas vezes. Mas foram ocasiões sem saída!!!"

 

Trabalhando com Kalfou

 

"Geralmente, Kalfou é um daqueles espíritos que não deve ser evocado sem um bom conhecimento sobre ele. Se você não sabe o que está fazendo, ou se você quer fazer algo apenas por curiosidade e casual, PARE agora de ler este artigo. Kalfou faria de você e daqueles a quem você ama a oferenda dele. Não é exagero, conheço pessoas que morreram nas mãos de Kalfou. Chamar Kalfou de "diabo" não é particularmente correto; mas chamá-lo de estressado, de temperamento quente e altamente agressivo é muito apropriado. Ao invés de chamar Kalfou para que venha até você, seria mais inteligente lhe dar oferendas para que ele NUNCA se aproxime de você.

Caso você esteja enfrentando muitos problemas realmente SÉRIOS, principalmente com pessoas perigosas, que sejam bruxas ou não, e que definitivamente não há outra saída, você pode ir à uma encruzilhada e levar uma oferenda para Kalfou pedindo para que ele, Kalfou, deixe você em paz. Isso mesmo, você faz uma oferenda para que o próprio Kalfou te deixe em paz. Isso porque, dentro do vodu, acredita-se que seus inimigos estejam sob a égide de Kalfou e ao pedir que ele se afaste de você, seus inimigos se afastarão também. Kalfou é o senhor das pessoas com energia ruim, dos(as) feiticeiros(as) e de pessoas intriguentas e mentirosas.

Se você sente que espíritos ruins estão te atacando; pessoas perigosas te perseguindo; doenças que nunca param de surgir; muitas perdas frequentes; muitas brigas; nunca fica em um emprego, é possível que a energia de Kalfou esteja em você. Segue a receita:

 

Faça um saquinho vermelho de veludo ou flanela e coloque três moedas de mesmo valor dentro. coloque um pouquinho de terra de hospital, de prisão ou de fórum junto (escolha somente um desses), adicione uma pitada de pimenta caiena. Agora, espere até meia-noite e vá a uma encruzilhada qualquer, um pouco longe de sua casa. Leve consigo algum amuleto ou símbolo que você acredite que possa te proteger de algum eventual ataque de Kalfou. Quando você estiver na encruzilhada, diga em voz alta:

 

"Kalfou, eu quero que leve todos os espíritos ruins com você. Quero que você feche suas portas para que ninguém possa enviar teus espíritos contra mim. Aqui tenho um presente para que em troca você me deixe em paz!" Agora, vire-se de costas para a encruzilhada. Jogue o saquinho por cima de seu ombro esquerdo, na encruzilhada. Vá embora e não olhe para trás!!!

Quando você joga o saquinho fora, você está jogando seus problemas para longe de você. Vá para casa por um caminho diferente do que você tomou na hora de ir. Chegando em casa, tome um banho de limpeza - 1 litro d'água, meio copo de leite e alguns galhos (com as folhas) de majericão. Não pode ser fervido. Misture o leite na água e amasse (macere) o majericão na mesma, para obter o perfume e o suco da planta no banho. Não coe. Jogue da cabeça aos pés, vista-se de branco. Queime um desses incensos no quarto: Palo Santo, Arruda com Noz Moscada, Canela com Casca de Maça Vermelha ou Manjericão Seco. Dica com o incenso: compre o carvão vegetal para ser usado em narguilé, acenda-o e jogue as ervas por cima. No caso do Palo Santo, ele é um pedaço de madeira facilmente comprado em casas de artigos religiosos, basta queimar um pedacinho, é uma delícia!

Tomado o banho e aceso o incenso, vá descansar. Evite sexo (masturbação também é sexo), carne vermelha, bebida alcólica e pimenta por 24 horas.

Esta é uma Wanga muito poderosa, capaz de limpar todos os males do seu caminho. Só pode ser feita uma vez ao ano (no máximo, pois o recomendado é 1 vez a cada década).

É importante saber: Que o seu propósito seja honesto, pois se você é a parte causadora dos problemas que tem enfrentado, Kalfou não tardará em se vingar de você."

Vodu Brasil


 

 

Ogou
Vèvè de Ogou (Ogun)

É bom saber: Nos cultos

de Candomblé são

conhecidos os EBOS,

oferendas feitas aos

Orisas. No Vodú, o termo

correto é Wanga e possui

a mesma finalidade dos

EBOS.